Estou aprender esperanto mas é devagar que o estou a fazer, mas é mesmo muito devagar. Gosto de aprender calmamente sem a pressão característica dos exames, para mim é muito mais fácil aprender e consolidar a informação se for transmitida de forma lenta.
Não tenho, nem nunca tive facilidade em aprender nada. E se for na área das letras pior ainda.
Desta forma avanço nas minhas aulas diárias de 15 a 20 minutos com uma lentidão que me permite apreciar a forma como cada palavra é criada.
No esperanto as palavras não surgem do acaso, não foram inventadas como são nas línguas faladas. Aqui, cada palavra é pensada e estudada.
Como estou no início da aprendizagem ainda não encontrei palavras realmente complicadas. E quando encontro uma palavra mais difícil por norma existe uma lógica qualquer que acaba por ajudar a perceber o seu significado.
Por exemplo: "fermi" tem origem no francês, "fermer".
Agora que sei dizer "fechado" é fácil saber o seu oposto. No francês é "ouvrir". No esperanto e só adicionar "mal" e temos a oposto dessa palavra. Neste exemplo ficamos com um "malfermi".
O esperanto tem esta particularidade. Quando aprendemos uma palavra acabamos por ficar a saber duas.
"varma", "alta", "dika", "proksime" agora, adiciona o "mal" e tens o oposto dessas palavras.
Mas com este exemplo: "strumpetojn" vs "strumpojn". Estou a ter dificuldade em compreender o que se está a passar, já sei o seu significado mas não a lógica da construção da palavra. Julgo que com tempo e mais estudo vou acabar por descobrir.
Agora tenho outra palavra que vi pela primeira vez faz uns 5 dias:
"mojosan"
Ainda não tenho uma tradução que goste mas deve ser qualquer coisa como um "fixe", "porreiro" ou um "cool".
Mas só hoje é que compreendi o que a palavra esconde. E mesmo que não seja verdade, gosto de pensar que estou correcto na minha lógica.
Julgo que estou a encontrar uma palavra que reúne duas outras palavras numa só. A primeira vem da Holanda "mooi" e a segunda do Inglês "awesome".
Qualquer coisa como um "bonito" + "fantástico".
Estou adorar aprender Esperanto. Não faço ideia do que vou fazer com este conhecimento mas o que estou aprender é muito divertido.